Reciclagem AP

Forum destinado a reuniões, planos e actividades do Grupo da Reciclagem de AP.


    A compostagem

    Compartilhe
    avatar
    Marcelo
    Admin

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 24/11/2008

    A compostagem

    Mensagem  Marcelo em Qua Nov 26, 2008 10:40 am

    A Compostagem

    O que é a Compostagem ?


    A compostagem é a decomposição da matéria orgânica, em condições de aerobiose (presença de oxigénio) ou anaerobiose, por acção de diversos microrganismos. Na fermentação intervêm bactérias, fungos e actinomicetas. É um processo exotérmico (podem atingir-se temperaturas de 65ºC) e que decorre em ambiente húmido.

    No final obtém-se composto, um correctivo orgânico sem aditivos químicos e que, aplicado no solo, fornece matéria orgânica (que confere a este melhores características) e nutrientes sob uma forma facilmente assimilável pelas plantas. O composto e útil quer para a agricultura, quer para a jardinagem, parques públicos, etc.

    Tipos de compostagem

    A compostagem pode ser feita em estações de tratamento, para onde são encaminhados os resíduos sólidos urbanos. Neste tipo de instalações, o controlo do processo apresenta por vezes dificuldades, tanto maiores quantos maiores forem as instalações, visto ser necessário coordenar factores como temperatura, humidade, pH e arejamento. As dificuldades tornam-se ainda maiores quando a matéria orgânica é recolhida juntamente com os restantes resíduos, uma vez que, nesse caso, se torna praticamente impossível remover totalmente determinados componentes que podem ser tóxicos para a fauna microbiana (resíduos domésticos perigosos, como restos de tintas, medicamentos, etc.) e materiais não biodegradáveis (vidro, plásticos, metais, etc.). por este motivo, há todo o interesse em que os sistemas de recolha separem, à partida, uma parte significativa dos materiais que não são fermentáveis. Existem actualmente em Portugal, quatro estações de compostagem.

    A compostagem pode ainda ser levada a cabo em pequena escala, no jardim das habitações, desde que se tenham condições (espaço), ou no recreio da escola. A realização da compostagem num pequeno cantinho do jardim permite um controlo mais fácil do processo, permite a exclusão de todo o tipo de resíduos não biodegradáveis e de resíduos perigosos e, por outro lado, permite uma utilização directa no jardim.

      Data/hora atual: Qua Set 20, 2017 3:42 pm