Reciclagem AP

Forum destinado a reuniões, planos e actividades do Grupo da Reciclagem de AP.


    Reduzir, Reutilizar, Reciclar

    Compartilhe
    avatar
    Marcelo
    Admin

    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 24/11/2008

    Reduzir, Reutilizar, Reciclar

    Mensagem  Marcelo em Qua Nov 26, 2008 10:20 am

    REDUZIR

    A redução é a primeira das formas de minorar os problemas da gestão de resíduos.

    As indústrias devem desempenhar um papel importante da redução. Através do design, da utilização de novos materiais e da adopção de novos processos e tecnologias menos poluentes, é possível fabricar embalagens com menos peso, com menor dispêndio de energia e de recursos naturais, sem perder a resistência e a aptidão para conservar os produtos. Outra tendência é a utilização de produtos concentrados, que permite um menor consumo de materiais de embalagem.

    Os consumidores também devem contribuir para a redução do peso e do volume dos resíduos. Devem evitar consumos supérfluos e desperdícios, rejeitar excessos de embalagem e exprimir a sua opinião junto das autoridades, das indústrias e dos comerciantes para agirem em conformidade com si mesmos objectivos.

    Reutilizar

    Há objectos que são concebidos para serem usados várias vezes, em vez de serem deitados fora depois da primeira utilização. A opção por produtos reutilizáveis diminui a curto prazo a quantidade dos resíduos domésticos que têm que ser eliminados, visto após um certo número de viagens, estes se transformam em resíduos.

    Alguns produtos têm embalagens reutilizáveis. Outros são vendidos em “recargas” que permitem usar a mesma embalagem original várias vezes.

    O consumidor deve ser atento e responsável, o que significa que, perante cada hipótese de reutilização, deve avaliar as vantagens e desvantagens para si e para o Meio Ambiente.

    RECICLAR

    Reciclar é uma forma de valorizar um material que já foi utilizado, transformando-o noutro material útil. A reciclagem é um método de diminuir a quantidade de resíduos, poupando recursos naturais e energéticos.

    Para que os materiais possam ser reciclados, é necessário que sejam recolhidos e transportados separadamente depositados, recolhidos e transportados. Para este efeito, os consumidores devem seguir as instruções da respectiva Câmara Municipal relativamente ás recolhas selectivas. Os resíduos orgânicos, que no nosso país constituem a maior parcela dos resíduos urbanos, podem ser transformados em composto, um correctivo orgânico útil para a agricultura e jardinagem. Os papéis e cartões podem ser aproveitados para produzir novos papéis. Os resíduos metálicos podem ser recuperados para fundição e fabrico de novas peças. As embalagens de vidro podem dar origem a novas embalagens. Os plásticos podem ser recuperados, fundidos e moldados de novo.

      Tópicos similares

      -

      Data/hora atual: Sab Nov 18, 2017 5:48 pm