Reciclagem AP

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Reciclagem AP

Forum destinado a reuniões, planos e actividades do Grupo da Reciclagem de AP.


    Vantagens da reciclagem

    Marcelo
    Marcelo
    Admin


    Mensagens : 20
    Data de inscrição : 24/11/2008

    Vantagens da reciclagem Empty Vantagens da reciclagem

    Mensagem  Marcelo Qua Nov 26, 2008 11:01 am

    # Apesar de os aterros controlados (em vez de lixeiras a céu aberto) serem uma boa solução, o ideal é sempre optar pela reciclagem, em que se defende o Ambiente, valorizando as embalagens e os outros lixos criados pelo Homem.

    # Reciclando, criam-se novos objectos a partir dos materiais das embalagens usadas, que podem ou não ser transformadas, de novo, em embalagens.

    # Com a introdução de matéria-prima reciclada em matéria-prima virgem (ou não, como é o caso do vidro), deixamos de ter "lixo" e voltamos a ter matéria-prima, o que promove a protecção ambiental.

    # Chama-se a isto "valorização do lixo".
    A valorização é o conjunto de métodos usados para dar um novo valor aos resíduos criados pelo Homem.

    # Um dos exemplos é a valorização dos resíduos orgânicos (restos de comida e vegetais - caroços, cascas, etc. - relva e sebes cortadas, etc.) através da chamada "compostagem".

    # Com recurso a micro-organismos naturais, esses resíduos são biodegradados e transformam-se em adubos e fertilizantes para a agricultura, enriquecendo naturalmente os solos.

    # Não sabias disto, ou sabias?

    # Por outro lado, reciclar e reintroduzir materiais de embalagem no processo produtivo (conseguidos através da recolha e escolha selectiva) permite que se poupem quantidades muito grandes de energia.

    # Geralmente, os gastos de energia na produção de objectos através da reciclagem são menores do que os da produção desses mesmos objectos a partir de matérias-primas virgens.

    # Sabias que, muitas vezes, os recursos que se poupam provêm de fontes de energia esgotáveis, como é o caso do petróleo?
    E, como sabes, pode-se poupar também em matérias fundamentais para a vida humana, como é o caso das árvores.

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 11:21 pm